DICAS DE OURO PARA QUEM VAI SE PREPARAR PARA UMA COMPETIÇÃO DE TÊNIS


A competição de tênis é o momento mais importante para os tenistas, afinal, é ali que todo o esforço e dedicação serão testados. Por isso, é fundamental estar preparado de forma adequada, tendo a concentração necessária para o evento.

Algumas práticas contribuem para que o atleta aumente suas chances de obter bons resultados e se sentir mais confiante. Como a competição costuma ser intensa, é necessário controlar a ansiedade, cuidar do físico e manter a mente concentrada no objetivo.

Pensando nisso, trouxemos 5 dicas de ouro para quem vai se preparar para uma competição de tênis. Confira nossas sugestões!

1. Tenha foco total na competição

Um dos primeiros aspectos que devem ser ressaltados é o foco na competição, algo que parece óbvio, mas muitas vezes não é o que acontece. É normal que o atleta se interesse por conversar com outros tenistas e pessoas ligadas ao esporte, conhecer novos lugares e curtir o momento, o que também é bom, porém, tira o foco do mais importante.

Por isso, vale a pena manter o foco nos jogos e na sua preparação, deixando todos os outros aspectos de lado.

2. Reserve horários de treinos diários

Ainda que o calendário de jogos seja apertado, é imprescindível reservar horários de treinos diários. Eles são importantes para manter o corpo aquecido e pronto para entrar em ação, além de ser uma oportunidade de corrigir pequenos defeitos notados em alguma das partidas.

3. Reduza a ansiedade

Outra dica fundamental é saber reduzir a ansiedade, o que é muito normal antes dos jogos. Isso pode ser feito por meio do controle corporal, com exercícios de respiração e relaxamento, pois muita tensão muscular pode afetar o rendimento e decisões táticas.

O tênis é um esporte que exige concentração e a habilidade de considerar apenas estímulos relevantes do ambiente interno e externo. Desse modo, o rendimento durante as partidas tende a melhorar.

4. Treine a sua mente

A mente é decisiva para o desempenho do tenista, portanto, é importante treiná-la para ajudar nos momentos difíceis. Evite remoer o passado, erros, derrotas, lesões ou pensar no futuro antes do fim da partida, pois isso gera um desgaste mental durante os jogos.

Quando surgirem pensamentos negativos, tente programar a sua cabeça para virar a chave, transformando-os em reflexões positivas e focadas no presente. Desse modo, é possível não se deixar levar pelos erros e manter a concentração em cada jogada.

5. Adote hábitos saudáveis para manter a forma

O cuidado com a saúde também é primordial para manter um bom desempenho. É preciso cuidar da alimentação, que deve oferecer os nutrientes necessários para o seu corpo, evitando alimentos que podem comprometer a agilidade e concentração.

Além disso, também é importante beber água, mantendo o corpo hidratado. Esses elementos farão diferença durante as partidas, pois o desgaste e o suor são grandes, facilitando a desidratação do atleta.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas para quem deseja se preparar para uma competição de tênis. É fundamental lembrar que a falta de preparação pode ser prejudicial nesse momento, influenciando negativamente os resultados. Por isso, vale a pena cuidar de cada detalhe e estar pronto para competir.

0 visualização0 comentário